Notícias /

Nova emergência do Hospital Clériston Andrade completa um ano com mais 24 mil atendimentos

03/07/2019 14:50

Quem conheceu a antiga emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e hoje tem acesso a atual, nota o impacto e a diferença rapidamente. Com a reforma e ampliação feita há um ano, pelo Governo do Estado, as filas nos corredores foram zeradas, o espaço está climatizado com ar-condicionado central, o atendimento otimizado e o ambiente muito mais humanizado devido à implantação da classificação de risco e prontuário eletrônico. Em um ano de funcionamento, mais de 24 mil pessoas foram atendidas na emergência nova, 50 % dos casos foram clínicos, seguidos de acidentes automobilísticos (3.712) e vítimas de violência (3.106).

Na opinião de José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA, com a reforma e ampliação, a equipe está mais motivada para trabalhar. “O que tínhamos no HGCA não era propriamente uma emergência e sim um aproveitamento de área. Hoje é mais prazeroso e agregador trabalhar no setor, dá vontade de voltar para o trabalho. Até o paciente já reconhece a desenvoltura do grupo. A emergência é um exemplo de bom serviço, o que aumenta nossa expectativa para o que vai ser o Clériston Andrade 2”, afirmou.

Segundo o coordenador da emergência, André Guimarães, o setor promoveu uma ampliação de quase 50 % na capacidade de atendimento na unidade. “Hoje prestamos um serviço mais humanizado e proporcionamos um acolhimento digno à população, com médicos e profissionais qualificados e um ambiente correto de atendimento, com fluxo adequado norteado por todos os protocolos nacionais e internacionais de bom atendimento. Com a chegada do HGCA 2, o serviço será ainda melhor, visto que a unidade vai preencher uma lacuna na saúde pública feirense, que é a quantidade de leitos hospitalares”, concluiu.

Neste primeiro ano vale destacar a participação da equipe da emergência na simulação realística de acidente em massa envolvendo produtos químicos e ataque terrorista, ocorrida em agosto de 2018, no 3º Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), o que foi de fundamental importância para o atendimento de múltiplas vítimas do acidente que envolveu um ônibus com músicos de uma fanfarra (novembro de 2018) e também do incêndio ocorrido em um condomínio residencial (dezembro de 2018).

A nova emergência completa um ano nesta sexta-feira, 05 de julho de 2019, e para marcar a data, a diretoria do HGCA, com o apoio do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), vai realizar uma atividade comemorativa, com bolo e apresentação musical com o Grupo Curarte, formado por artistas locais. O ato será a partir das 9 horas, na recepção da emergência.

Sobre o HGCA

O Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, é a maior unidade de saúde pública do interior do Estado, referência para casos mais graves, politraumatizados e atendimentos de alta-complexidade, e atende uma macrorregião de quase 2,5 milhões de cidadãos. A unidade oferece atendimento de urgência e emergência e também diversos procedimentos eletivos.

Notícias relacionadas