Planifica Bahia inicia processo de implantação em Simões Filho

12/07/2019 17:29

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), com o Ministério da Saúde e com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, está iniciando o projeto PlanificaBahia. A região de Simões Filho, na segunda-feira (15), será primeira a receber o workshop para implantação do projeto.

O projeto trata da organização da atenção básica em rede com a atenção ambulatorial especializada e tem como objetivo apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde na organização dos macroprocessos desenvolvidos nestes pontos de atenção, na lógica das Redes de Atenção à Saúde. Essa proposta permitirá às equipes de saúde dos dois níveis de complexidade desenvolverem o planejamento e a organização da atenção à saúde, baseados em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, em busca da correta operacionalização da rede. O foco de trabalho são sempre as necessidades dos usuários.

Na Bahia, o projeto será iniciado primeiramente em duas regiões consorciadas de Saúde: a região de Simões Filho e a Região de Valença. A etapa preparatória vem ocorrendo desde abril deste ano, quando a proposta foi detalhada para os municípios convidados a compor o projeto. Os gestores municipais de saúde das duas regiões realizaram definições importantes, como o Grupo Condutor Regional e os locais e datas onde ocorrerão os primeiros encontros presenciais.

Planificação

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é um projeto do Conass para a organização dos processos de trabalho das unidades de saúde e para a promoção da integração das atenções Primária e Especializada. Presente em 25 regiões de saúde de 11 estados, a proposta consolida-se como a contribuição do Conass para a mudança do modelo de atenção vigente e implementação das Redes de Atenção à Saúde.

Clique aqui para assistir ao vídeo.