Notícias /

Aula inaugural do Curso de Atualização de Articuladores de Aprendizagem na Gestão em Saúde

15/07/2019 11:09

A Fundação Estatal de Saúde da Família (FESFSUS), com o apoio da Diretoria de Contratos e Gestão da Secretaria da Saúde do Estado (DCG/SESAB), realiza amanhã (14), às 14 horas, a aula inaugural do Curso de Atualização de Articuladores de Aprendizagem na Gestão em Saúde, voltado para os profissionais que acompanham os trabalhadores educandos do Programa Primeiro Emprego nas unidades de saúde da rede própria do Estado da Bahia.

O curso é uma iniciativa inovadora dentro do Programa Primeiro Emprego, na proposta de promover reflexões sobre a educação profissional na Bahia, e as práticas profissionais no contexto do Sistema Único de Saúde. A abertura da aula inaugural será feita pelo diretor geral da FESF/SUS, Carlos Alberto Trindade. Em seguida, ministrada pelo professor e coordenador de Acompanhamento de Políticas Sociais do Governo do Estado, Antônio Almerico Lima, sob o título “Inclusão socioprodutiva, gestão e políticas públicas: o caso do Programa Primeiro Emprego”.

O curso será desenvolvido através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em modalidade de educação à distância por meio da plataforma moodle, no endereço www.ava2.fesfsus.ba.gov.br. e contará com a participação de 100 profissionais distribuídos por todo o Estado, com o objetivo de contribuir para a melhoria de práticas laborais no âmbito da gestão do SUS.

A carga horária do curso é de 48 horas, com encerramento previsto para o dia 13 de outubro. O curso será dividido em quatro unidades de aprendizagem: O Programa Primeiro Emprego e Uma Reflexão Histórica do SUS; Trajetória do sujeito; Desenvolvendo Habilidades para o Papel de Articulador de Aprendizagem na Gestão no SUS, e Instrumentalizando a Atuação na Gestão: Planejamento Estratégico e Situacional em Saúde (PES).

O Programa Primeiro Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, tem o objetivo de ampliar a capacidade de inserção no mercado de trabalho do egresso do ensino técnico da Rede Estadual de Educação Profissional, a partir da sua atuação em Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual, a título de primeira experiência profissional, com a finalidade de reduzir sua vulnerabilidade socioeconômica, estimular a continuidade do seu aprimoramento, bem como, contribuir para a qualificação dos serviços públicos. A FESF-SUS realiza a contratação e acompanhamento dos trabalhadores sua vulnerabilidade socioeconômica, estimular a continuidade do seu aprimoramento, bem como, contribuir para a qualificação dos serviços públicos. A FESF-SUS realiza a contratação e acompanhamento dos trabalhadores que estão a Serviço da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

 

Notícias relacionadas