Notícias /

Órgãos captados no HGVC são levados para Brasília e Salvador para transplante

24/07/2019 15:28

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realizou ontem (23), uma múltipla captação de órgãos. S endo a 17ª captação deste ano, houve uma grande movimentação de toda a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e a Organização de Procura de Órgão (OPO), que notificaram para a Central Estadual de Transplante (CET) e a Central Nacional de Transparente (CNT).

O coração foi aceito pela Central Nacional, sendo encaminhado para Brasília no tempo mais hábil possível, pois este órgão só pode ficar até quatro horas no gelo, por isso foi o primeiro a ser captado e levado imediatamente para a capital do país de avião.

As córneas, rins e fígado foram encaminhados para Salvador, também por transporte aéreo, respeitando o tempo que os órgãos podem ficar no gelo. HGVC tem se destacado na captação de múltiplos órgão e tecidos e córneas no Estado, o CIHDOTT faz campanhas todos os anos, além de trabalhar com conscientização da importância da doação dentro e fora da Unidade, com palestras em Faculdades e Escolas Públicas de Vitória da Conquista.

Para se tornar um doador de órgãos, é importante comunicar à família, como não há necessidade de registrar por escrito, falar aos familiares é o caminho mais fácil para que seu desejo seja atendido.

 

Notícias relacionadas