Notícias /

Em Portugal, psicólogo do HGRS apresenta artigo sobre comunicação do diagnóstico de HIV

29/07/2019 10:16

Residente do Programa Multiprofissional em Neurologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o psicólogo Ângelo Lobo apresentou, no 8º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa (Ciaiq), em Lisboa, o trabalho intitulado “Comunicação de más notícias: a revelação do diagnóstico de HIV/Aids e seus impactos psicológicos”. O artigo é fruto de uma pesquisa realizada na instituição, com a orientação da psicóloga Maria Alice Ferreira Leal – coordenadora do serviço.

De acordo com Alice, o estudo possui caráter predominantemente qualitativo, cujo objetivo é descrever e analisar o processo comunicacional da revelação diagnóstica e as suas consequências. “Leva-se em consideração que a relação profissional/paciente ocorre num espaço potencial como promotor de adesão terapêutica e de abertura para uma vida mais autônoma. A pesquisa evidencia o protocolo Spikes como alicerce para o profissional que faz a comunicação e dialoga com os conceitos da psicanálise de Donald Winnicott a fim de vislumbrar a singularidade de cada sujeito na construção de sua personalidade”, explica.

A ideia, conforme conta a coordenadora do serviço de psicologia do HGRS, é refletir sobre os efeitos psicoiatrogênicos da comunicação diagnóstica e subsidiar a criação de tecnologias de conversa mais humanizadas. O artigo selecionado foi apresentado em Portugal entre os dias 16 e 19 de julho de 2019.

Notícias relacionadas