Notícias /

Programa Desospitaliza será apresentado na 13ª Convenção Brasileira de Hospitais

30/07/2019 15:27

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) marcará presença na 13ª Convenção Brasileira de Hospitais (13ª CBH), que será realizada nos próximos dias 1 e 2 de setembro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Durante o evento, será instalada uma sala exclusiva para discutir sobre o tema da Atenção Domiciliar. Ao todo serão ofertadas três mesas de debates, com oito palestrantes, que abordarão desde os princípios, práticas e perspectivas da atenção domiciliar, passando por uma avaliação das ofertas do serviço nas redes pública e privada, e a importância do processo de desospitalização para sustentabilidade do setor.

Profissionais da Sesab vão apresentar o Programa Desospitaliza, criado em 2018, com o objetivo de aumentar o giro de leito de pacientes internados somente na rede estadual. O programa veio ampliar o modelo que vinha sendo adotado até então, que oferecia apenas atendimentos pontuais de médicos, fisioterapia e enfermagem, passando a garantir a assistência integral 24h por dia em casa. O Desospitaliza contempla ainda a oxigenoterapia domiciliar, para pacientes cronicamente dependentes de oxigênio ou de ventilação mecânica. As palestras da Sala “Atenção Domiciliar” acontecem no dia 1, das 14 às 18 horas.

Entre os anos de 2018 e 2019, o programa da Sesab obteve os seguintes resultados: Serviço de Atenção Domiciliar 1.468 pacientes atendidos; Mutirão de Desospitalização, 1.601 pacientes desospitalizados, e 1.850 pacientes em Oxigenoterapia Domiciliar Prologada (ODP).

Fonte: NAD/SUREGS