Notícias /

Técnicos do Programa Primeiro Emprego/Estado – Maratona de Inovação

02/08/2019 12:09

“Soluções inovadoras para o SUS” é a nova missão da FESF-SUS no Plano Estratégico 2018-2021. A FESF-tech é a diretoria responsável por implementar o Programa de Gestão da Inovação, e esta ação contempla quatro estágios: Plano de Projeto, Maratona de Inovação, Desenvolvimento e Teste.

A jornada de construção do programa utilizará um método colaborativo de construção de propostas de inovação inspiradas nas necessidades, experiências e expectativas das pessoas a serem impactadas pela iniciativa. O trabalhador da FESF é o principal ator na proposição de ideias e de projetos de inovação, pois sabe onde está o problema.

A inovação acontece quando utilizamos conhecimentos e ideias para solucionar desafios na sociedade. Sabemos que os modelos e métodos que utilizamos atualmente em nossos processos de trabalho já não são mais suficientes para a solução de problemas. Será que não podemos pensar em uma nova abordagem que realmente contribuísse para uma mudança significativa na forma como pessoas pensam para solucionar os problemas? Engajamento, Ambiente Seguro, Motivação, Colaboração e Multidisciplinaridade são importantes elementos para a inovação.

Nosso objetivo é criar a cultura de inovação onde todos os trabalhadores da FESF-SUS possam enviar suas ideias, contribuir com as ideias dos colegas, comentar, curtir, em um ambiente de extrema colaboração, democrático e horizontal. Tudo isso se dará através de uma ferramenta que funcionará como uma rede social de ideias, o Portal da Inovação.

Os Agentes de Inovação serão como multiplicadores do programa, uma referência local. Maratona de Inovação é uma etapa para o desenvolvimento do programa. Os 40 Agentes participam hoje (2) de uma oficina de sobre o tema, com duração de oito horas, e a partir daí, definirão o Comitê de Inovação da Fundação.

Fonte: Fesf
FESF/maratona