Hospital Regional Dantas Bião promove palestras e atualiza equipe

08/08/2019 16:54

O Hospital Regional Dantas Bião deu início hoje (8) a um círculo de palestras sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), higiene pessoal e das mãos – cuidado essencial na prevenção de doenças – para os colaboradores da unidade.

Segundo Cacilda Cruz, enfermeira da Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH), é importante conhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis e as formas de contágios.

A enfermeira destacou que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) caracterizam-se por infecções causadas por mais de 30 agentes etiológicos diferentes (bactérias, vírus, fungos e protozoários), sendo transmitidas de maneira prioritária por contato sexual.

Eventualmente, também podem ser transmitidas por contato sanguíneo, e da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Cacilda alertou ainda sobre a importância do uso do preservativo, como medida de prevenção, e a consulta ao médico para fazer exames de rotinas e identificar possíveis doenças.

“As IST ocorrem com alta frequência na população e têm múltiplas apresentações clínicas. No que diz respeito ao diagnóstico das IST, a anamnese, a identificação das diferentes vulnerabilidades e o exame físico se constituem elementos essenciais. Durante o exame físico, deve-se proceder, quando indicado, à coleta de material biológico para a realização de testes laboratoriais ou rápidos”, pontuou.

Também foram abordados temas importantes na prevenção, como a higiene das mãos, afinal, a higienização das mãos é reconhecida como uma medida primária e de suma importância para o controle de infecções.

“Todos nós precisamos estar conscientes da importância da higienização das mãos nos serviços de saúde visando à segurança e a qualidade da atenção prestada”, finalizou Cacilda Cruz.

Ascom do Dantas Bião
Dantas Bião/equipe