Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica capacita mais de 120 trabalhadores do NASF

14/08/2019 11:00

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, por meio da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) e apoio da Diretoria de Atenção Básica (DAB), realizaram o Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica, com ênfase nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família – NASF-AB, capacitando mais de 120 trabalhadores do estado.

Durante o encerramento do curso, o diretor da Atenção Básica, José Cristiano Soster, ressaltou a necessidade de “união e postura de luta pela prevalência de políticas públicas salutares à Saúde da Família e ao SUS de modo geral, como é o Núcleo Ampliado de Saúde da Família”.

O curso foi distribuído no total de sete turmas, com duração de seis meses, com três encontros presenciais e duas reuniões regionais, contemplando os municípios de Juazeiro, Jacobina, Feira, Salvador, Jequié, Vitória da Conquista e Eunápolis.

Compõe a grade curricular temas como a implantação de NASF; Construção de Agenda; Fluxos do trabalho colaborativo; Projeto Terapêutico Singular; Consulta Compartilhada; Trabalho de Grupo; Percurso do usuário na rede; Filas de Espera; Mecanismos de Comunicação e Mapeamento das ações do NASF.

Para além das atividades preconizadas no edital do curso da Fiocruz, a DAB ampliou a capilaridade da oferta a partir da realização de um Ciclo de quatro webpalestras, nas quais todo o conteúdo do curso também foi trabalhado à distância, somando 2.422 participações online, sendo profissionais de 156 municípios baianos. “O progressivo aumento da oferta de ações de educação permanente vai também ao encontro da necessidade frequente de qualificação desta valorosa política de Saúde que é o NASF”, completou o diretor.

Fonte: ESPBA
EESP/NASF /DAB