Notícias /

HGESF realiza programa educacional de cuidados paliativos

14/08/2019 11:05

No dia 10 de agosto, o Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), em Salvador, promoveu a palestra “Cuidados Paliativos”. De forma clara e didática, a médica Karoline Apolonia Castro de Carvalho e o médico Franklin Santana Santos, abordaram o assunto apresentando o contexto histórico dos tratamentos e seguiu a palestra discursando sobre mortalidade, perfil epidemiológico,a definição de cuidados paliativos, bioética e legislação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Cuidado Paliativo é a abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, por meio de prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual.

Para um público formado por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogo, assistente social, enfermeiros, entre outros profissionais, a médica destacou que a prática do “Cuidado paliativo” não pode ser restrita a casos de terminalidade, pois o tratamento é apropriado em qualquer idade do paciente ou estágio de uma doença grave e pode ser realizado em paralelo ao tratamento curativo.

Fonte: HGESF
HGESF/paliativo

Notícias relacionadas