Divep promove Oficina de Respostas Rápidas Sarampo

16/08/2019 12:00

Foi realizada, pela equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), a Oficina de respostas rápidas a surtos de sarampo e rubéola. Participaram cerca de 70 profissionais da vigilância epidemiológica de todas as Regionais de Saúde, municípios-sede das regionais e municípios da capital e região metropolitana.

A oficina teve como objetivo preparar as equipes regionais e municipais para o desencadeamento de medidas de investigação e controle, diante dos casos suspeitos e confirmados de sarampo e rubéola.

Foram trabalhados conteúdos relativos à epidemiologia, funções e responsabilidades das equipes de resposta rápida e medidas de controle nos diferentes níveis frente a um caso confirmado.

Além de exposições dialogadas, foram realizados trabalhos de grupo para simulação e discussão de estudos de caso e elaboração de plano de ação. A oficina deverá ser multiplicada nos diferentes territórios do Estado, preparando os profissionais para atuar com oportunidade e efetividade.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem orientando para a intensificação da vacinação contra o sarampo para todos os municípios do estado, e desenvolvendo diversas ações de capacitação e alinhamento de estratégias para prevenção do sarampo, considerando o cenário internacional e nacional, com risco elevado de transmissão da doença no estado da Bahia.

Fonte: Divep
Sarampo/oficina1