Notícias /

Evento difunde conhecimento de farmacovigilância entre profissionais de saúde do HS

20/08/2019 11:41

A equipe do Serviço de Farmácia do Hospital do Subúrbio (HS) movimentou a instituição com três dias de atividades compostas por orientações, exposição de banners, jogo educativo, palestra e distribuição de brindes, além de treinamento para profissionais de saúde da Emergência, Unidades de Terapia Intensiva e enfermarias. O evento, intitulado “Ação na Reação – Farmacovigilância”, mostrou a importância das notificações de Reações Adversas a Medicamentos (RAMs), engajando os colaboradores do HS nos dias 14, 15 e 16 de agosto.

A coordenadora do Serviço de Farmácia do HS, Isabella Guimarães, explica que a ação foi pensada para promover a compreensão dos profissionais de saúde sobre a farmacovigilância, ciência que visa identificar, avaliar, compreender e prevenir efeitos adversos ou problemas relacionados ao uso de medicamentos. Ela destaca que o êxito de um programa de farmacovigilância depende de um bom nível de informação do profissional de saúde acerca dos conceitos de reação adversa, eventos adversos e desvio de qualidade de medicamentos, bem como da participação ativa nas notificações.

A atuação dos profissionais, em especial dos farmacêuticos, na verificação de medicamentos suspeitos, identificação daquele que promoveu a reação adversa e investigação de causas alternativas foi abordada pela palestrante Geisa Almeida, farmacêutica do Centro de Farmacovigilância do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes). Participando da palestra estavam profissionais das equipes de Farmácia e Enfermagem.

No estande montado em frente ao Espaço de Convivência do HS, foram posicionados banners educativos e com dados do hospital sobre farmacovigilância. Colaboradores responderam a perguntas sobre o tema em um quiz, com direito a brindes para quem conseguisse uma boa pontuação no jogo.

Notícias relacionadas