Notícias /

Hospital Clériston Andrade promove I Curso de Libras para funcionários

29/08/2019 14:19

Com o título “ASAS: Acessibilidade em Saúde no Atendimento de Surdos”, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através da diretoria de Enfermagem e do Centro de Educação Permanente (CEPER), em parceria com a Universidade federal do Recôncavo (UFRB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), promove o I Curso Básico de Libras. O lançamento será segunda-feira, dia 2 de setembro, no auditório da unidade. O curso terá duração de seis meses. As aulas serão semanais, das 8 às 11h30, e tem como público-alvo a equipe multiprofissional do HGCA.

De acordo com Gislane Marins, diretora de Enfermagem do HGCA, o objetivo é melhorar o atendimento e o acesso das pessoas com perda auditiva ao Sistema Único de Saúde. “A ideia surgiu da necessidade de aperfeiçoar o atendimento aos deficientes auditivos no hospital. Nosso sonho é formatar uma unidade bilíngue. A primeira turma terá 40 profissionais que trabalham diretamente na assistência. São coordenadores, pessoas que estão diariamente no hospital. Isso vai facilitar a comunicação entre pacientes surdos e a instituição. Queremos de fato e na prática atender os pacientes surdos de Feira de Santana e região”, afirmou Gislane.

Sobre o curso

O ASAS será ministrado pelo professor Marcílio de Carvalho Vasconcelos, do departamento de Letras da UEFS, que inclusive é deficiente auditivo, e por Midian Jesus de Souza Marins, professora auxiliar da UFRB. O projeto busca oferecer formação básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais da área de saúde, buscando promover acessibilidade na referida língua para usuários surdos do Sistema Único de Saúde (SUS). O foco desta formação será a aprendizagem significativa da Libras, em uma perspectiva dialógica e instrumental em que vivenciaremos momento de interação e comunicação através da língua em questão.

Notícias relacionadas