Workshop discute atuação intersetorial durante desastres

04/09/2019 14:50

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (COVISA), articulado pelo Programa de Vigilância em Saúde das populações expostas aos Riscos decorrentes dos Desastres (VIGIDESASTRES), realizou entre os dias 2 e 3 de setembro de 2019 na cidade de Jequié, através do Núcleo Regional de Saúde Sul, o 1º Workshop sobre “Atuação Intersetorial relacionado aos Desastres.”

O Evento contou com o apoio e participação de parceiros intersetoriais que atuam em Cenários Multirriscos, a exemplo do Comando-geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA) e da Defesa Civil da Bahia (SUDEC). Representantes das vigilâncias e do setor saúde dos municípios de abrangência da regional, marcaram presença em todos os níveis de atenção. No segundo dia do evento aconteceram os Simulados de Mesa, abordando os cenários de Desastres mais prevalentes no território, coordenados pelo Coronel BM Antônio Júlio Nascimento Silva do CBMBA.

O Workshop faz parte de um projeto piloto da COVIAM / VIGIDESASTRES para capacitação das regionais e municípios, como primeiros respondedores aos desastres, a desenvolverem os Planos de Preparação e Resposta do Setor Saúde aos Desastres (PPR) de modo a estarem preparados para responderem rapidamente aos cenários que se apresentem nos territórios.