O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou ontem (11), programação especial em função da campanha Setembro Amarelo. Empenhada em mobilizar colaboradores acerca da conscientização e prevenção do suicídio, a ação levantou o debate sobre como driblar a depressão e a ansiedade, utilização de práticas integrativas, além de fatores de risco e prevenção do suicídio.
Para o pós doutor em práticas integrativas, George Mariane, é crucial conversar sobre os métodos de prevenção do suicídio e valorização da vida. “É muito importante que as pessoas tenham acesso a este conteúdo, principalmente dentro da área da saúde. Também é necessário passar por uma prática de autoconhecimento, para que saibamos lidar com as nossas próprias questões”, acredita o palestrante.
Além de palestras, a programação ainda tratou o tema de forma descontraída através de apresentação do Grupo Teatral da Polícia Militar (PM-BA), com a peça Receita do Bom Viver. “Trazemos questionamentos sobre temas importantes para a sociedade. Então, viemos engajados para fazer um trabalho sério, mas com leveza, já que fica muito mais fácil falar dessa forma sobre determinados assuntos”, garantiu o sargento e integrante do grupo teatral, Luís Anselmo.
ONDE PROCURAR AJUDA
Conforme o Ministério da Saúde, o suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gêneros. Mas ele pode ser prevenido. Saiba onde procurar ajuda:
SERVIÇOS DE SAÚDE
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família, postos e centros de saúde).
EMERGÊNCIA
Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – CVV
Ligue 141 ou acesse www.cvv.org.br para chat, e-mail e informações.
NÚCLEO DE ESTUDO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO (NEPS)
Atendimento ambulatorial por demanda espontânea, Rua Direta Saboeiro, s/n, Salvador, Bahia.
24/02/2021 17:02
21/01/2021 12:17
22/12/2020 16:38