Notícias /

HGCA promove atividades em alusão ao Dia Internacional de Segurança do Paciente

17/09/2019 17:37

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) se vestiu de laranja para celebrar neste dia 17 de setembro de 2019 o Dia Internacional da Segurança do Paciente. Nesta data, a Organização Mundial da Saúde (OMS), através de seus estados-membros, organiza uma campanha mundial para promover a conscientização sobre a segurança do paciente, demandando que todos mostrem seu engajamento em tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes.

O tema da campanha, escolhido pela OMS, é Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde, e o slogan “Fale pela Segurança do Paciente”.

De acordo com Itayany Souza, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGCA, várias ações serão realizadas durante todo o dia na unidade. “É importante que todas as pessoas, desde pacientes e suas famílias aos servidores da unidade, estejam engajados com a segurança do paciente. Hoje nosso objetivo foi tornar a cultura de segurança ainda mais conhecida, uma vez que a falta de compromisso com a segurança pode gerar danos graves e até mesmo irreversíveis”, afirmou.

A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), visando uma campanha robusta e abrangente no Brasil, sugere uma mobilização conjunta de associações/ sociedades técnico-científicas, profissionais, instituições governamentais ou não, empresas prestadoras de serviços de saúde e demais organizações comprometidas com a Segurança do Paciente.

No HGCA toda a fachada foi iluminada de laranja, cor instituída pela OMS para lembrar o tema. Além disso, o Núcleo de Segurança do Paciente promoveu atividades em vários setores buscando aproximação entre pacientes e familiares, gestores e demais profissionais de saúde. Uma ação de impacto foi realizada no corredor principal da unidade com distribuição de brindes e panfletos educativos.

Na recepção da emergência, a cantora Paula Sanffer, ex- The Voice Brasil e vocalista da Timbalada, se apresentou para acompanhantes e funcionários. Na oportunidade, Paula fez um relato de sua experiência como paciente do HGCA no ano de 2015. “Passei 45 dias internadas neste hospital e alguns profissionais chegaram a me desenganar, mas aqui fui bem tratada e recuperei minha saúde. Um ano após o internamento participei do The Voice Brasil e hoje estou na Timbalada. Deus escolheu cada profissional para estar neste hospital. Aqui se salva vida”, contou Paula.

Fonte: ASCOM/HGCA

 

Notícias relacionadas