Notícias /

Programação do Setembro Amarelo no Cedeba será encerrada dia 25

19/09/2019 15:33

Reiki, reflexologia podal, cromoterapia e auriculoterapia que fazem parte do ambulatório de Práticas integrativas e Complementares do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), foram oferecidas hoje aos servidores. A ação fez parte da programação do Setembro Amarelo, que será encerrada no próximo dia 25 (quarta-feira), às 10h, com uma oficina de contemplação interior, conduzida pela médica e terapeuta Graça Machado.

O Setembro Amarelo no Cedeba (mês em que são desenvolvidas ações em todo o mundo para a prevenção do suicídio) é uma, ação conjunta da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) e Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast). As práticas Integrativas levam ao relaxamento que ajuda na redução do estresse. “Cuidar de quem cuida é muito importante”, como avalia a psicóloga do Siast/ Cedeba, Viviane Oliveira.

A médica Graça Machado destaca que é muito importante o servidor olhar para si e cuidar da mente. Ansiedade e depressão – pontuou – são fatores de risco para o suicídio. Atividades que possam reduzir o estresse ajudam na prevenção da saúde. Sob a ação do estresse, o corpo aumenta a produção de cortisol e a reduz a serotonina (que produz bem-estar). O cortisol aumentado-explicou-, aumenta a pressão interna e causa doenças somatopsíquicas.

Notícias relacionadas