Notícias /

Lacen completa 104 anos de funcionamento

25/09/2019 16:33

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz – Lacen/Ba comemorou recentemente (7 de setembro), 104 anos de funcionamento. Desde 1915, quando foi criado o Instituto Bacteriológico, Antirrábico e Vacionogênico da Bahia, destinado à preparação de soro contra a peste bubônica e vacina antivariólica, até os dias atuais, o Lacen se configura como uma das mais profícuas e respeitáveis instituições científicas de nossa terra, cuja memória deve ser preservada com especial carinho por todos e em nome daqueles que fizeram e fazem parte de sua história.

A unidade, que faz parte da Secretaria da Saúde do Estado, compreende um conjunto de ações transversais aos demais sistemas de vigilância em saúde, propiciando conhecimento e investigação diagnóstica de agravos e verificação da qualidade de produtos de interesse para a saúde pública, mediante estudo, pesquisa e análises relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e da saúde do trabalhador, além de coordenar a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP) na Bahia.

Desde março deste ano, sob a gestão de Arabela Leal, busca a excelência e o desenvolvimento institucional por meio da reformulação dos processos de trabalho.

A instituição tem papel importante para a todos, não apenas na realização de exames, mas também por ser responsável por ações voltadas para a verificação da qualidade de produtos de interesse para vigilância da saúde, a exemplo de alimentos, medicamentos, cosméticos e saneantes, imunobiológicos, hemoderivados, toxicologia humana, dentre outros.

 Fonte: Suvisa

Notícias relacionadas