Salvador sedia o lll Fórum do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

26/09/2019 12:58

Com o objetivo de qualificar os farmacêuticos dos Núcleos e Bases Regionais de Saúde da Bahia e de unidades de saúde de Salvador, a Diretoria de Assistência Farmacêutica (Dasf), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza hoje (26) e amanhã (27), no Auditório do Hotel Vila Mar, o lll Fórum sobre o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

A expectativa é apresentar o Sistema de Gestão Farmacêutica (Afsesab) e o Planejamento Estratégico da Dasf, qualificar os profissionais quanto aos análogos de insulina e Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença falciforme e do distúrbio mineral ósseo na doença renal crônica, além de promover discussões sobre o faturamento e mudanças do site de notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Durante a abertura do Fórum, na manhã de hoje, a diretora da Assistência Farmacêutica, Daniela Vitor, destacou a importância do evento para celebrar a eficiência e a informatização das rotinas. “Nós saímos da condição de sistema transcrito para um totalmente informatizado, que agiliza o atendimento e o acesso ao medicamento para os cidadãos”, pontuou.

“O evento é de extrema importância para nós, profissionais, porque é uma educação permanente em saúde. Aqui trocamos ideias e conhecemos experiências exitosas que acontecem em outros núcleos”, destacou Geórgia Almeida, farmacêutica que atua no Núcleo Regional de Saúde Leste – Amargosa.

Para Rogéria Ferraz, farmacêutica do Núcleo Regional Sul, os encontros promovem a interação e desenvolvimento de novas perspectivas através do compartilhamento de experiências. “Interagir com outros profissionais da área, no que se refere ao Componente Especializado, otimiza os processos de trabalho e a qualidade da gestão”.

Na programação do evento estão previstas palestras, mesa redonda e debates acerca de temas relacionados.

Confira abaixo a programação para o dia 27, sexta-feira:

8h às 9h30 – Mesa Redonda sobre Doença Faliforme
9h30 às 10h – Coffe Break
10h às 12h – PCDT Distúrbio Mineral Ósseo
12h às 14hh – Almoço
14h às 16h – Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba)
16h às 17h – Mudanças do site de notificação da Anvisa
17h às 17h30 – Coffe Break