Notícias /

Hospital Regional Costa do Cacau reforça importância da doação de órgãos

02/10/2019 14:43

Durante a campanha Setembro Verde, de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, diversos acompanhantes e familiares de pacientes receberam informações e esclarecimentos sobre o procedimento, que ainda enfrenta muitos tabus na sociedade.

Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, destacou a importância da campanha e a continuidade da sensibilização sobre a doação de órgãos. “Os colaboradores do hospital intensificaram as ações sobre a doação de órgãos no Setembro Verde, com a realização de palestras, orientações, panfletando, oferecendo aulas, com a adesão de outras instituições regionais para equipe, pacientes e familiares sobre esse tema tão importante, que modifica a vida. Apesar desse mês ser o símbolo da marca, essas atividades terão continuidade durante todos os meses do ano”, afirmou Almir Gonçalves.

Ronaldo Vital Pereira, enfermeiro coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) revelou que “a maioria das pessoas não tinha ideia do que era a doação, quem poderia e como ser um doador. Conseguimos quebrar estigmas e sensibilizar que a doação de órgãos é um importante gesto de amor e que ajuda a continuidade de vida em outros pacientes”.

Toda equipe do HRCC esteve engajada na campanha, e diversas atividades foram realizadas, como a exibição de videoaulas nas horas de visitas, apresentação de banneres informativos com explicações sobre o tema. As parcerias também reforçaram as ações da campanha.

O SARAHDO, da Secretaria de Educação da Bahia, modalidade de ensino para pacientes, usou a abordagem para sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos. A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) e CIHDOTT de Itabuna realizaram palestras.

A OPO Sul do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães de Itabuna atuou em conjunto com o HRCC, com paradas próximas às lombadas da BR 101, para entrega de panfletos explicativos. As enfermeiras Patrícia Betyar e Cristiane Abreu, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna ministraram palestra.

No último dia 28 de maio, o CIHDOTT – HRCC realizou a captação de múltiplos órgãos (coração, dois rins, fígado e córnea). Além disso, em 2019, a unidade captou, até setembro, 24 córneas.

Notícias relacionadas