Notícias /

Caps Álcool e Drogas Gregório de Matos realiza formações para o cuidado aos usuários no Oeste da Bahia

03/10/2019 11:08

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Gregório de Matos (CAPSad GM) dedicou o mês de setembro para qualificar a atenção aos usuários de saúde mental e/ou de substâncias psicoativa em outros municípios da Bahia.

A formação foi realizada nas regiões de saúde de Santa Maria da Vitória (10 e 11 de setembro) e de Ibotirama (24 e 25 de setembro), tendo como público alvo psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, médicos e demais profissionais da Rede de Atenção Psicossocial dos municípios.

Os temas trabalhados foram: Reforma Psiquiátrica Antimanicomial; Redução de Danos; Matriciamento; Projeto Terapêutico Singular (PTS) e Acolhimento. A discussão também avançou acerca do manejo de crise de usuários(as) em intenso sofrimento psicossocial. Este último demarca um lugar importante na região, já que tem aumentado o número de casos de automutilação de jovens, segundo relato dos profissionais.

“Essas ações de formação nas diversas regiões do estado são fundamentais para a efetivação do Plano de Desinstitucionalização da Bahia e para a qualificação dos serviços, visando a promoção da saúde, da cidadania e do cuidado em liberdade”, informa Renata Pimentel, coordenadora de educação permanente do CAPSad Gregório de Matos.

“A perspectiva é de realizar essa formação em todas as regiões de saúde do estado. As regiões de Barreiras, Jacobina e Camaçari já foram contempladas. A próxima edição será realizada na região de Juazeiro e Paulo Afonso, nos dias 23 e 24 de outubro de 2019”, explicou a coordenadora.

O CAPSad GM, projeto da Aliança de Redução de Danos – Fátima Cavalcanti, extensão permanente da Universidade Federal da Bahia, com financiamento da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), é uma unidade docente-assistencial orientada pelos princípios do SUS, da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e da Redução de Danos.

Fonte: CapsAD GM

Notícias relacionadas