Notícias /

Unidade de Emergência de Pirajá realiza ação do Outubro Rosa

04/10/2019 11:28

A diretoria da Unidade de Emergência de Pirajá (UEP), esta semana (01/10), se engajou na campanha do Outubro Rosa. A Ação Cidadã teve por objetivo a promoção, prevenção e cuidados da saúde feminina. Na oportunidade, em quase 9h de trabalho, as equipes realizaram atendimentos na área de ginecologia, com exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo, laboratório e mamografia, além de triagens para a cirurgia de catarata.

A abertura do evento foi marcada pela aula de zumba, projeto já colocado em prática na UEP, que trouxe alegria e descontração para os usuários e pessoas que passavam no entorno. Das 8 às 17h, foram realizados 264 atendimentos, sendo que 85 destes foram exames de mamografia, o carro-chefe da ação.

O diretor da UEP, Erenilton Café, acredita que a Ação Cidadã serve como incentivo à prevenção da saúde, por meio da participação de todos, com palestras, diálogos e serviços de atendimento, como forma de humanizar o Sistema Único de Saúde e estreitar ainda mais os laços entre a UEP e a população.

Dona Adelaide França dos Santos, 54 anos, usuária do SUS e participante das aulas de dança que ocorrem na unidade, acredita as mulheres precisam se cuidar. “Essa ação é muito boa, pois agora as mulheres de Pirajá estão sendo tratadas”. Ela ainda alertou sobre o câncer de mama. ” Nós, temos a obrigação de nos prevenirmos contra o câncer de mama, porque é uma doença que mata”, finalizou.

A Ação Cidadã é resultado de uma parceria com o Serviço de Assistência Social e Saúde do Nordeste, apoiada pela rede de supermercado Mercantil Rodrigues.

 Fonte: UEP