Notícias /

Coordenadores do projeto Profilaxia Pré-Exposição ao HIV visitaram o Cedap

10/10/2019 09:42

No início da semana (08), o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Atendimento e Pesquisa (Cedap) recebeu a visita da coordenação geral do Projeto Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), em conjunto com a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela implantação do projeto ImPrEP

Estiveram presentes nesta visita, os representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Unitaid (financiadora do projeto), a fim de conhecer as instalações e fluxo do serviço prestado pelo Cedap, assim como a equipe do ImPrEP Bahia. Também vieram os integrantes do projeto do México e do Peru, que atuam com jovens de 15 a 19 anos, além da coordenadora geral do protocolo, Brenda Hoagland.

O Cedap realiza atendimento a pessoas vivendo com HIV-Aids e outras infeções sexualmente transmissíveis e também atua na prevenção da doença, com ações educativas e com a distribuição gratuita do PrEP para usuários do SUS.

De acordo com Thalita Oliva, do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e coordenadora da equipe ImPrEP local, a importância dessas experiências não apenas consolida o Cedap e a Bahia como centro potencial para desenvolvimento de protocolos multicêntricos e internacionais, como também norteia a implementação da PrEP enquanto política de saúde do SUS nos estados que ofertam a profilaxia e qualifica a assistência prestada pela equipe.

Para Alessandro Henrique Tavares Farias, investigador principal do Projeto na Bahia, esses encontros são importantes para a troca de experiências entre os Centros participantes do estudo.

Para Fabianna Bahia, coordenadora do NEP, esse projeto contribui para o crescimento do Centro enquanto Núcleo de pesquisa, em acordo com a sua Missão, e cumpre o importante papel da melhoria da assistência.

Profilaxia Pré-Exposição

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar seu organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo. Mas, atenção, de acordo com os especialistas, a PrEP só tem efeito se a pessoa tomar os comprimidos todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus.

Notícias relacionadas