Notícias /

Outubro Rosa é destaque no Hospital Manoel Victorino

23/10/2019 17:02

O Hospital Manoel Victorino, através da Comissão de Humanização, está desenvolvendo uma série de ações educativas sobre a campanha Outubro Rosa, referente à conscientização do câncer de mama, tendo como público alvo colaboradores, familiares e acompanhantes da unidade.

A psicóloga da unidade, Ana Paula Tavares, informou que, no início do mês, os membros da comissão fixaram cartazes nos principais murais da instituição, assim como foram entregues fitas na cor rosa como marca da campanha para os colaboradores, divulgando a Campanha Outubro Rosa para uma melhor conscientização.

“Realizamos uma roda de conversa, coordenada pelas profissionais convidadas, a enfermeira Tarciara Silva Oliveira e a técnica de enfermagem Marli Santos das Mercês, que abordaram suas experiências subjetivas do diagnóstico de câncer de mama, recursos de enfrentamento que adotaram nas fases do adoecimento e tratamento, desafios vivenciados, importância do auto cuidado e necessidade de exames periódicos, assim como visita regular ao médico como formas de prevenção”.

Além disso, foi promovido, no dia 18 de outubro, o momento “Beleza da Mary Kay” para colaboradoras e acompanhantes, no auditório da instituição, um espaço para serem maquiadas pelas consultoras, além de receberem de maquiagem.

A psicóloga Ana Paula Tavares e assistente social Fabiana Nascimento, membros da comissão, mediaram o espaço de diálogo e dúvidas apresentadas pelos colaboradores e acompanhantes, mencionando a importância da campanha.

Importante destacar que também foi disponibilizado um espaço de diálogo e esclarecimentos de dúvidas aos colaboradores e acompanhantes. Após término da roda de conversa, foram distribuídos folderes com conteúdo educativo sobre a Campanha Outubro Rosa e ofertado coffe break aos presentes no evento.

A fisioterapeuta do HMV há mais de 4 anos, Ana Caroline Lima, falou sobre a satisfação de trabalhar em uma unidade hospitalar que além do atendimento humanizado conta com profissionais que, de forma contínua, desenvolvem atividades de orientação e prevenção de doenças.

“É muito satisfatório trabalhar aqui no Hospital Manoel Victorino, porque além das datas comemorativas do calendário serem lembradas, nós profissionais buscamos fazer o nosso melhor, acolhendo e orientando os pacientes, acompanhantes e todos os colaboradores”.

Sobre o Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa, que objetiva a conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce, é realizado em todo o mundo. Começou nos Estados Unidos com ações isoladas, como a da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu laços cor-de-rosa – posteriormente adotados como símbolo da campanha.

A partir de 1997, as ações foram se intensificando e passaram a ser a realizadas na maior parte dos países, com iluminação de monumentos públicos, pontos turísticos e privados com luzes cor-de-rosa, utilização de laços fixados nas roupas e acessórios e, principalmente, no engajamento da área da saúde na orientação sobre as formas de prevenção.

Usada nas campanhas de prevenção, a cor rosa se tornou uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo, dando popularidade, de forma bonita, elegante e feminina ao Outubro Rosa e motivando e unindo diversos povos em torno dessa causa.

Ascom do Manoel Victorino

Notícias relacionadas