Notícias /

I Simpósio de Tratamento de Miomas Uterinos acontece neste sábado, no HGRS

25/10/2019 15:08

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) sediará, neste sábado (26), o I Simpósio de Tratamento de Miomas Uterinos, promovido pela coordenação da hemodinâmica da instituição. O evento acontecerá das 8 às 12h, com aula teórica e casos ao vivo.

Aspectos radiológicos do mioma uterino e passo a passo da embolização uterina são alguns dos subtemas a serem abordados. O encontro contará com palestras dos radiologistas intervencionistas Humberto Álvaro, Gustavo Domingues e Dionésio Coelho.

Miomas uterinos
O mioma uterino costuma ocorrer em mulheres na faixa dos 30 a 50 anos. A doença causa a formação de tumores pélvicos benignos nas paredes do útero. Estima-se que até 75% das mulheres desenvolverão este problema ao longo da vida, ainda que apenas 10 a 20% destas pacientes apresentem sintomas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a condição atinge cerca de dois milhões de mulheres no Brasil e cerca de 300 mil perdem o útero, por ano, em consequência da doença. O tratamento é individualizado e pode ser medicamentoso ou através de cirurgia. A embolização é uma alternativa que evita remoção do útero.

Ascom do HGRS

Notícias relacionadas