Nas comemorações da Semana do Servidor no Cedeba ações do “Gentileza Gera Gentileza”

30/10/2019 17:08

Na programação das comemorações do Dia do Servidor no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), foi aberto espaço para o Projeto Gentileza Gera Gentileza, que está completando um ano e não tem prazo para acabar, porque a gentileza nasce dentro de cada pessoa. Entretanto, muitas ações podem ser desenvolvidas para estimular e fortalecer esse comportamento tão importante. E, como destacou a médica e terapeuta Graça Machado, idealizadora do projeto e líder do Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador (Siast) do Cedeba), “é preciso que cada um olhe primeiro para dentro de si e exercite a gentileza com pensamentos saudáveis, cuidando do corpo e da mente, para evitar doenças causadas pelo estresse oxidativo”.

Com o Projeto do Siast, servidores do Cedeba vestem literalmente a camisa da gentileza (o grupo escolhe um dia da semana para usar), que traz a mensagem “Gentileza Gera Gentileza”, em meio a desenho de flores, sempre associada à delicadeza. Hoje, o grupo vestiu a camisa e fez uma ação itinerante por todos os setores, ao som do violão tocado por Cleobson Pereira, cantando “Adotando a Gentileza”, paródia de Asa Branca, cujos versos de Maria Teresa Vieira enfatizam a importância da gentileza e do bem-estar que é gerado por esta atitude tão desejável: “No trabalho com os colegas/viva sempre em harmonia/seja gentil com toda a equipe/Pra todo dia ter alegria. Fim da tarde/ao regressar para casa, já cansado/Vai constatar que a gentileza/sempre nos faz/ um bem danado”.

Usuários do Cedeba ouviram a música com atenção e receberam a cópia da letra com entusiasmo. Muitos fizeram questão de registrar com fotos e vídeos a presença dos servidores cantando “Trate bem a todo mundo/sem nenhum distinção/agradecer, pedir licença/Muito obrigado, não faz mal não. “Até mesmo se você/for por outro maltratado/ Não dê o troco, não seja hostil/Demonstre que é bem educado”.

A música e a poesia têm forte espaço no Projeto. Este ano foi realizado o “Sarau da Gentileza” durante o período junino, quando foram criados quebra-cabeças com trechos de poemas para serem montados. Depois, os poemas foram declamados.

Para esse trabalho houve mobilização dos servidores com atividade de Yoga do Riso, sob a orientação da terapeuta Helena Matos. A equipe do SIAST entende ser muito importante estar bem, relaxado, para exercitar a gentileza. E isso foi tema de reflexão e de prática nas ações realizadas hoje com atividades de alongamento e relaxamento conduzidas pela fisioterapeuta do Cedeba e do grupo do Siast, Lorena Arruda.

Após o relaxamento e alongamento, foi apresentado um vídeo, elaborado pela psicóloga Viviane Oliveira, que integra o Sistema sobre as ações do Projeto Gentileza no seu primeiro ano. À tarde, foi exibido filme “O Extraordinário” que mostra a importância das ações de gentileza.na superação de dificuldades.

As atividades da Semana do Servidor serão encerradas nesta quarta-feira, às 11 horas, com um bate-papo com a Comissão de Saúde do Trabalhador.

Ascom Cedeba