Notícias /

Fórum da Rede Cegonha é implantado na Região de Teixeira de Freitas

01/11/2019 17:03

Com lotação máxima, a Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas recebeu gestores, profissionais e estudantes da saúde, além de representantes de conselhos de classe e usuários do SUS para a cerimônia de implantação do Fórum da Rede Cegonha de Teixeira de Freitas, que aconteceu na manhã do dia 31 de outubro.

“Hoje a gente concretiza e amplia mais uma ação de fortalecimento da Rede Cegonha, com a perspectiva de ser um espaço de construção, não apenas de monitoramento, e que tenha a participação da sociedade civil”, informou Olga Sampaio, coordenadora do Ciclo de Vida e Gênero, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), durante sua apresentação.

Numa realidade de 28 regiões de saúde, com a implantação em Teixeira, o Estado avança para o vigésimo primeiro Fórum da Rede Cegonha, uma ação realizada pela Diretoria de Atenção Básica (DAB), Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) e Núcleo Regional de Saúde (NRS) Extremo Sul. “Para a implantação e sucesso de um fórum da Rede cegonha, é indispensável uma ação conjunta, interinstitucional e intersetorial”, explicou a coordenadora.

A apoiadora institucional, Denise Diniz, pontuou que o momento em questão é a concretização de um planejamento, já que desde janeiro deste ano foi instituído um grupo de trabalho (GT) com o objetivo de implantação do segundo Fórum da Região Extremo Sul, já que na Região de Saúde de Porto Seguro tem um fórum implantado e alcançado bons resultados.

“É possível dizer que as usuárias do SUS e seus filhos, serão os principais beneficiados com a implantação do Fórum da Rede Cegonha em nossa região, visto que tudo o que será discutido e acordado nesses encontros, se destinará ao aprimoramento das ações de saúde voltadas para essa população. E acredito também que, só haverá verdadeiras mudanças nesse atual modelo de atenção à saúde materno-infantil, quando essas usuárias estiverem conscientes dos seus direitos e da necessidade dessa mudança e buscarem envolver-se nesse processo de construção efetivo da Rede Cegonha em nosso território”, esclarece a técnica de referência da Saúde da Mulher e Rede Cegonha, Hilda Carla, do NRS Extremo Sul.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Na Bahia, a Rede Cegonha vem sendo construída de maneira colaborativa e interfederativa, por meio dos Fóruns, tendo como grupo condutor: a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems) e o Ministério da Saúde, mas com a participação de Faculdades de Saúde, diversos setores das redes de saúde pública e a participação civil, por meio de representação de usuários do SUS e conselhos municipais. Fonte: Telessáude

Notícias relacionadas