Notícias /

Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau desenvolveram ações de sensibilização durante o Outubro Rosa

05/11/2019 15:35
Hospital Regional Costa do Cacau

Nos dias 24 e 31 de outubro, o Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (Sarahdo), em parceria com o Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizaram ações de sensibilização sobre a prevenção e os cuidados diante do câncer de mama durante o Outubro Rosa.

No dia 24, uma atividade repassou informações sobre o tema em questão para pacientes e acompanhantes no ambulatório do HRCC. Já na última quinta-feira (31), considerado o dia D na unidade, professores do Sarahdo visitaram leitos de internação com mulheres e sensibilizaram sobre a importância de medidas preventivas da doença.

Aline Gomes, professora da Classe Hospitalar do HRCC, disse que a campanha do Outubro Rosa já estava inserida no calendário pedagógico do Sarahdo. “Nós passamos um vídeo curto, que a gente chama de detonador, que motiva a aula, o debate e a discussão, abordando o tema. Conversamos sobre autoexame e se possível a realização de mamografia, pelo menos uma vez por ano, falamos da importância disso tudo”, declarou.

A paciente Cleuza Ribeiro Mota, moradora de Ilhéus, de 63 anos, ressaltou a importância da prevenção. “Achei a atividade ótima, bom mesmo, porque existem pessoas que até hoje não sabem o risco que correm, que precisa fazer o autoexame, fazer ultrassom de mama todo ano, a partir de 40 anos tem que se prevenir que o câncer mata né”, confessou. Sobre o atendimento do HRCC, Cleuza fez uma referência positiva “ótimo, alimentação boa, medicação na hora certa, está nota dez, Ilhéus estava mesmo precisando de um hospital como esse”.

A mensagem central das ações realizadas teve como objetivo principal o autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode iniciar mais cedo o tratamento, aumentando as chances de cura nas pacientes. Durante todo o mês de outubro as fachadas do HRCC ficaram iluminadas de rosa, em referência e homenagem a campanha.

O diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves lembra que os cuidados devem ser contínuos. “Aqui no Hospital Regional Costa do Cacau temos orientações frequentes que visam o cuidado. Afinal, precisamos ter um olhar atento de maneira contínua e não apenas quando somos lembrados com as campanhas”, concluiu.

Ascom Costa do Cacau

Notícias relacionadas