I Mostra Integrada da Atenção Básica é realizada em Irecê

06/11/2019 10:59

Nos dias 05 e 07 de novembro, a Região de Saúde Centro-Norte recebe a “I Mostra Integrada da Atenção Básica da Região Centro Norte / Encontro NASF AB: Os Desafios da Atenção Básica na Perspectiva da Consolidação do Cuidado Integral à Saúde”. O evento é uma realização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por meio do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Centro-Norte e Diretoria de Atenção Básica (DAB).

A Atenção Básica é a porta de entrada prioritária para os usuários e tem como premissa coordenar e ordenar o fluxo nas Redes de Atenção à Saúde. De acordo com os idealizadores e organizadores do evento, essa foi a premissa que conduziu todo o trabalho do grupo. “A ideia surgiu dentro do Colegiado de Coordenadores de Atenção Básica (Cocab), sendo uma demanda do território vinda dos trabalhadores, a fim de dar visibilidade às experiências exitosas dos trabalhadores do NASF”, explica a apoiadora institucional da região, Ana Paula Torres.

Nesta terça-feira (05), Região de Saúde de Irecê, composta por 19 municípios recebeu a mostra, com apresentação de 25 trabalhos. Os resumos submetidos foram revisados por consultores do comitê avaliador e os trabalhos aprovados foram apresentados em forma de pôster, do qual saíram sete trabalhos premiados, que serão transformados em webpalestras. Na quinta-feira (07), o evento acontece na Região de Saúde de Jacobina.

Para a fisioterapeuta Milena Souza, do município de Lapão, que apresentou o trabalho “O uso de práticas corporais na promoção de saúde no município de Lapão”, o espaço importante para a troca de experiências e fortalecimento do potencial das estratégias praticadas. “É importante a gente compartilhar o nosso trabalho, para mostrar a efetividade do NASF. O nosso trabalho mesmo, tivemos uma boa resposta não só no controle da obesidade, mas também naqueles pacientes que são hipertensos e diabéticos, e naqueles usuários que não têm nenhum problema de saúde, pois nosso objetivo é promover qualidade de vida por meio das práticas corporais.

O evento contou, também, com as apresentações do diretor da DAB, José Cristiano Soster, com a apresentação “Os Desafios da Atenção Básica na Perspectiva da Consolidação do Cuidado Integral à Saúde” e Técnica de Apoio à Rede do Creasi, Clotildes Souza, com a discussão “Estratégias para Organização da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa”.

Fonte: DAB/Sesab