Notícias /

HGI promove a Semana Estadual de combate à Sífilis

08/11/2019 09:04

O Hospital Geral de Ipiaú (HGI) finalizou a campanha de combate à Sífilis e Sífilis Congênita em uma ação no final do mês de outubro, realizada no Centro de Abastecimento de Ipiaú. O evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi coordenado pela sanitarista Ana Lécia Costa, e teve como objetivo detectar casos novos de Sífilis, hepatites B e C e HIV, assim como realizar o diagnóstico precoce e ofertar o tratamento em tempo oportuno. Alunos do curso de enfermagem do CETEP Médio Rio das Contas e membros da Associação dos Mototaxistas de Ipiaú também colaboraram com a campanha.

A programação teve início no ultimo dia 19 de outubro e culminou com atividades que envolveram testes rápidos e aconselhamento. Um total de 564 pessoas foram submetidas ao teste, sendo que sete reagiram positivamente. O teste rápido também detectou três reagentes de Hepatite B, um de Hepatite C e um reagente ao HIV. Os reagentes serão encaminhados para tratamento.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano, sendo causada pela bactéria Treponema Pallidum e pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primários e secundários da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. 

Ascom HGI

Notícias relacionadas