Notícias /

Região de Senhor do Bonfim recebe Encontros de Qualificação para os Gestores e Trabalhadores que atuarão na Policlínica

11/11/2019 11:16

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Recursos Humanos (Superh), realizou no período de 05 a 08 de novembro a Qualificação para os Gestores e Trabalhadores que atuarão na Policlínica Regional de Saúde, em Senhor do Bonfim. Foram qualificados 69 trabalhadores e 43 gestores (secretários de saúde, coordenadores da atenção básica e reguladores municipais).

O objetivo da qualificação é acolher e compor um corpo de gestores e trabalhadores, cientes de suas funções e importância, considerando o âmbito regional do Sistema Único de Saúde (SUS), para que estes possam conduzir processos técnicos e políticos, reconhecer a educação permanente como recurso para o aperfeiçoamento necessário à organização da assistência à saúde, repercutindo na sua vinculação com o SUS.

A Policlínica Regional de Saúde de Senhor do Bonfim é a 14ª implantada no estado. A psicóloga Milena Duarte, natural do munícipio de Senhor do Bonfim, está honrada em exercer a profissão na sua cidade, já que considera a inserção do profissional de psicologia ainda pequena no SUS. “Essa semana foi muito positiva, principalmente a metodologia adotada, vi muitos mecanismos de educação popular em saúde, a ideia de compartilhamento de saberes, todo mundo vai caminhar junto e para caminhar juntos tem que está na mesma sintonia, e em poucos espaços de trabalho oferecem esses momentos”, pontuou a trabalhadora se referindo à semana de qualificação ofertada pela SESAB.

A ação, que é coordenada pela Superh, por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Dgtes) e em parceria com os Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, tornou-se uma ação intersetorial, já que agrega diversos setores da secretaria como a Assessoria de Planejamento e Gestão da Saúde (APG), Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), Diretoria da Atenção Básica (DAB), Diretoria de Modernização Administrativa da Saúde (DMA), além de outras organizações estaduais como Companhia de Processos de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e Secretaria da Administração do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ) e da Diretoria Operacional do SAC (DOS) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC/Saeb). 

Fonte: Dgtes

Notícias relacionadas