Redes de Atenção à Saúde são apresentadas para gestores e trabalhadores da Policlínica em Senhor do Bonfim

12/11/2019 14:10

A décima quarta Policlínica da Bahia foi inaugurada nesta segunda-feira (11), na Região de Saúde de Senhor do Bonfim, Norte do Estado. Como a atividade prévia, na semana de 04 à 08 de novembro, a Diretoria de Atenção Básica (DAB), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), participou do processo de qualificação dos novos trabalhadores do equipamento de saúde, apresentando o tema “Policlínicas e Redes de Atenção à Saúde (RAS)”.

“Considerando que essa é uma pauta importante para nossa diretoria e que este é um dispositivo importante para o processo de estruturação das Redes de Atenção à Saúde, a Atenção Básica é um elemento fundamental nas RAS e um disparador de demandas para as policlínicas”, explica Elisa Carvalho, assessora da DAB e responsável pela a apresentação do tema.

A maior parte das demandas das Policlínicas da Bahia vêm da Atenção Básica, cabe ao município também fomentar a melhoria dos processos de trabalho, a fim de qualificar a rede e assim atender da melhor maneira seus usuários do SUS. A DAB também participa das estratégias para qualificação da Atenção Básica na implantação das policlínicas por meio do apoio institucional.

Para Elisa, essa participação da DAB em todo o processo de implantação das policlínicas evidencia as questões relacionadas a cobertura e resolubilidade da atenção básica. “Associado a isso problematizamos a real necessidade de encaminhamento para média complexidade, por meio dos protocolos de acesso que são respeitados antes dos encaminhamentos para as policlínicas regionais”, complementa.

As Policlínicas Regionais de Saúde estão mudando a realidade da assistência de média e alta complexidade na Bahia. Construídas em locais estratégicos no interior do estado, possibilitam descentralizar a assistência, regionalizando o atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento.

Fonte: DAB