Telessaúde Bahia disponibiliza materiais de apoio aos profissionais da Atenção Básica para o trato das populações expostas ao óleo

13/11/2019 14:44

Baseado na Nota Técnica conjunta, publicada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que orienta os profissionais quanto a algumas condutas a serem adotadas no trato das populações expostas ao óleo bruto (cru) que tem aparecido no território do Nordeste do país, o Telessaúde Bahia disponibilizou uma série de materiais de apoio para os profissionais da Atenção Básica (AB).

De acordo com a equipe de Tele-educação, a ideia surgiu como desdobramento da webreunião realizada pela Vigilância em Saúde Ambiental (Vigi Desastre), Centro Antiveneno (Ciave/Sesab) e Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat). “Elaboramos materiais em formato de podcast e webpalestra contendo algumas informações sobre os potenciais impactos à saúde das pessoas pelo contato com esse material, orientações sobre o manejo dos casos suspeitos, identificação das populações expostas e formas de proteção e prevenção a serem administradas pelos serviços de saúde”, explica a coordenadora do TelessaúdeBA, Érica Menezes.

O “Momento TelessaúdeBA conectado com Atenção Básica” são áudios curtos, com orientações práticas e objetivas de assuntos atuais e pertinentes a Atenção Básica. Para esse tema, os podcats foram divididos em duas partes e trouxe como convidado, Imeide Pinheiro, Técnica da Vigi Desastre. Além disso, o profissional da saúde AB, pode se cadastrar em nossa plataforma e solicitar teleconsultorias sobre o tema.

Para visualizar a webreunião, acesse:
Vigilância e Atenção à Saúde: Derramamento de óleo cru na costa baiana

Para ter acesso aos podcasts, acesse:
Orientações sobre os riscos de intoxicação vazamento de óleo no litoral baiano – Parte 1
Orientações sobre os riscos de intoxicação vazamento de óleo no litoral baiano – Parte 2

Fonte: TelessaúdeBA