Notícias /

Ouvidoria do SUS-Bahia promove Seminário de Sensibilização dos Gestores do SUS

18/11/2019 14:36

A Coordenação de Ouvidoria SUS-Bahia promoveu nesta segunda-feira (18) o Seminário de Sensibilização dos Gestores do SUS, no Hotel Vila Velha. A iniciativa tem o objetivo de ampliar e fortalecer a Rede de maneira qualificada e integrada, conforme preconiza o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS.

Atualmente, a Ouvidoria SUS está presente em 29 municípios baianos. A realização do encontro visa atender as metas do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Estadual de Saúde (PES), de acordo com a Portaria GM/MS, nº 1.975 de 29 de junho de 2018, a qual instituiu incentivo financeiro destinado aos Estados e Distrito Federal para qualificação da Gestão no SUS, com foco na implantação, descentralização e qualificação de ouvidorias do SUS.

“Na ouvidoria, a questão é ouvir. Como gestão, é importante compreender a questão é compartilhar, comunicar. Na hierarquização da saúde, a gente precisa fazer com que nosso cliente, a nossa população dos 417 municípios entenda que primeiro está a atenção primária, depois vem a especializada, e ouvidoria tem um papel muito importante nisso, porque falamos em gestão e eficiência”, afirmou a subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, durante a abertura do evento.

A Ouvidoria SUS-Bahia, desde a sua criação, tem como objetivo a descentralização das ouvidorias do SUS no Estado, ampliando a sua rede, a partir da implantação e implementação de ouvidorias, estimulando e apoiando os municípios de forma a assegurar serviços de qualidade ao cidadão, contribuindo para o aprimoramento do Sistema de Saúde Pública e fortalecimento do SUS.

Notícias relacionadas