Notícias /

Novembro Azul: Câncer de próstata é tema de palestra de conscientização no HRSAJ

21/11/2019 17:33

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, depois do de pele não-melanoma, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para conscientizar a equipe multiprofissional sobre este quadro, na terça-feira (19), o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) promoveu uma série de palestras acerca do tema central da campanha Novembro Azul.

O que é a próstata, fatores de risco, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata – considerado um câncer da terceira idade, já que possui maior prevalência em homens a partir de 65 anos – foram apresentados pelos médicos Luciano Ramos e Anderson Lutigardes.

O nutricionista e palestrante Ademir Machado ressaltou o papel da nutrição para a manutenção de uma vida saudável e a consequente prevenção de doenças, entre elas o câncer. “A ingestão de alimentos ricos em polifenóis como oleaginosas, a cúrcuma e o azeite de oliva extravirgem tem excelente papel para a manutenção da saúde. Por este motivo, recomendamos a educação nutricional, lembrando sempre se alimentar bem por prazer e para se nutrir”, observou.

O autoconhecimento e autocuidado também foram apontados pelo pós doutor em práticas integrativas Geoge Mariane e pela psicanalista Gilnês Sampaio como aliados da saúde do homem. “Se não me olho, não tenho como dar conta das minhas demandas internas. O nosso corpo faz essa vigilância e quando você está em um nível de stress alto e prologando, a sua imunidade fica diminuída. Daí a necessidade de estar sempre em equilíbrio consigo mesmo”, explicou a psicanalista e palestrante Gilnês Sampaio.

Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento para a doença localizada pode incluir cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal. A escolha do tratamento adequado deve ser definida de forma individualizada e com médico especialista.

Ascom HRSAJ

Notícias relacionadas