Ações de Vigilância Laboratorial foram apresentadas em encontro do Lacen-Ba

22/11/2019 14:42

Com o objetivo de avaliar as ações de Vigilância Laboratorial desenvolvidas em 2019, o Laboratório Central Gonçalo Muniz (Lacen-Ba), através da Coordenação de Gestão da Rede (CGR), realizou no período de 19 a 21 de novembro, o I Encontro da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de 2019.

O evento reuniu coordenadores dos Laboratórios Municipais de Referência Regional (LMRR) e do Laboratório Estadual de Referência Regional (LERR), que compõem a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP) na Bahia, bem como a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e técnicos da unidade.

Dentre as atividades destacaram-se as apresentações dos coordenadores dos LMRR e LERR na Mostra de Experiências Exitosas, no que tange a supervisão aos postos de coleta da área de abrangência e a interface do laboratório e a vigilância epidemiológica, bem como foi discutida a importância da qualidade no âmbito laboratorial, a inserção do nome social nos serviços de saúde, a importância da vigilância laboratorial no contexto do laboratório de saúde pública e controle de qualidade interno e externo.

Na Mesa Redonda sobre agravos de saúde pública foram abordados os seguintes temas: Diagnóstico laboratorial das hemoparasitoses; Panorama das arboviroses na Bahia e situação epidemiológica do sarampo no estado. O evento foi finalizado com uma Roda de Conversa, com a coordenadora da CGR, Eliene Barreto, e Arabela Leal, diretora do Lacen.

Fonte: Suvisa