Notícias /

HGPV realiza primeira microcirurgia cerebral endoscópica da região de Jequié

22/11/2019 17:57

Com a tecnologia aliada à experiência médica, o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado instalada em Jequié, protagonizou um momento histórico ao realizar a primeira microcirurgia cerebral endoscópica da região.
O endoscópio permite que o neurocirurgião visualize os ventrículos cerebrais em um monitor instalado na sala de cirurgia. A microcâmera aumenta em dez vezes as imagens, permitindo guiar o médico durante o procedimento.

A equipe médica composta por Rogério Figueiredo e Ademar Ferreira (neurocirurgiões), Acácio Montino, Rogério Lafundes e Elio Boa Sorte (anestesistas) com o auxilio do instrumentador cirúrgico Ivan Jesus, realizou o procedimento em cerca de 30 minutos. A cirurgia foi considerada um sucesso e o paciente segue em observação.

Para a diretora geral do HGPV, Polliana Leandro de Oliveira “A ampliação do hospital tem sido muito importante para nossa população que passou a ter acesso a uma série de serviços antes não ofertados, e estamos qualificando nossa equipe diariamente para atendermos nossa microrregião com mais qualidade e eficácia” enfatiza ela.

Oferta de serviços

Com capacidade total de 239 leitos, o hospital é referência para os 27 municípios da região de Jequié, com população superior a 600 mil habitantes, teve seu tamanho triplicado se tornando o maior hospital de interior do estado.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressalta que o apoio do governador Rui Costa aos projetos de interiorização da saúde pública em toda a Bahia tem sido fundamental ao bem estar de milhões de baianos. “A ampliação do HGPV, por exemplo, garantiu o aumento na oferta dos serviços de endoscopia digestiva alta; colonoscopia; eletroencefalograma; ultrassonografia com doppler; ecocardiograma; além de cirurgias eletivas; mais leitos de UTI e Semi-intensiva”, afirma o secretário. Ele acescenta que o HGPV oferece emergência médica de alta e média complexidade 24h, atendendo nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Traumato-Ortopedia, UTI adulto, Traumato-Ortopedia, além de Bioimagem”.

A Bahia é um dos estados que mais investem em saúde pública no país.

Fonte: HGPV

Notícias relacionadas