Notícias /

HAN realizou dez transplantes renais em sete dias

25/11/2019 14:22

O Hospital Ana Nery (HAN) é o maior centro de Transplante Renal do Estado da Bahia. Nos últimos três anos, houve considerável aumento de captações de órgãos e, consequentemente, um aumento no número de procedimentos realizados no Estado e no Hospital Ana Nery.

Em 2018, foram realizados 105 transplantes renais adultos e pediátricos, este ano já foram 128 até o mês de novembro. Na semana passada, entre os dias de 18 a 24, o hospital realizou dez transplantes (mais de um por dia), um feito nunca alcançado.

Para que esse feito seja alcançado, é necessária a mobilização de todo hospital, desde a equipe de nefrologia, nefrologia pediátrica, urologia, cirurgia vascular e outros setores como gestão de leitos, centro cirúrgico, anestesia, banco de sangue e unidades de terapia intensiva.

O Transplante Renal é a terapia de escolha para doença renal crônica dialítica, tão prevalente em nosso meio. Atualmente, o HAN possui 500 pacientes listados, provindos de todas as regiões da Bahia. A unidade prioriza a realização de transplante renal, atendendo à enorme demanda da população baiana.

Ascom HAN

Notícias relacionadas