Notícias /

Hospital Alayde Costa faz alerta para o público masculino com o Novembro Azul

28/11/2019 17:01

A equipe da Comissão de Humanização do Hospital Alayde Costa intensificou as ações neste mês fazendo uma alerta sobre o câncer de próstata. O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A coordenadora da Comissão, Elinilce Alcântara informa que as palestras e orientações acontecem de maneira contínua na unidade e o Novembro Azul também é abordado com pacientes e funcionários.

“Já está em nossas programações alertamos e abraçarmos as campanhas sócioeducativas e no caso do Novembro Azul também orientamos e alertamos porque o grande vilão no combate à doença é o preconceito que impede que muitos homens procurem o médico e façam os exames periódicos, como o de toque retal, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

As ações no Hospital Alayde Costa contaram com orientações e palestras sobre o câncer de próstata com a enfermeira Sheila Cedraz. A psicóloga Juliana Trindade lembra que os cuidados precisam ser contínuos e não apenas em novembro. “Precisamos orientar que o mês de alerta é o novembro, no entanto, o público masculino precisa ficar atento em todos os meses do ano”, destacou.

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?
O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Como posso prevenir?
Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. È recomendado manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar; identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável; praticar regularmente atividades físicas.

Fonte: Hospital Alayde Costa

Notícias relacionadas