Encontro Estadual da Rede de Atenção ao Paciente com Câncer acontece hoje e amanhã

05/12/2019 16:35

Acontece hoje e amanhã (5 e 6), no Hotel Vilamar, o Encontro Estadual da Rede de Atenção ao Paciente com Câncer. O evento foi aberto pela subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, que representando o secretário Fábio Vilas-Boas, ressaltou a importância do evento. “Esse encontro anual é muito importante e vem se constituindo em um encontro onde as diversas ações se integram para a construção de uma agenda anual da rede de oncologia”. Tereza Paim falou ainda sobre a importância da identificação precoce do câncer. “A identificação precoce muda a longevidade das pessoas”, disse.

O Encontro Estadual da Rede de Atenção ao Paciente com Câncer tem como objetivo debater problemas e soluções referentes à atenção ao câncer no SUS/Bahia, buscando a qualificação e atualização quanto ao tema oncologia e voltada para profissionais da Rede SUS envolvidos na assistência ao paciente com câncer, direta ou indiretamente. Durante o evento estão sendo discutidos temas de grande relevância e de interesse público, além de oportunizar ao público-alvo a qualificação do conhecimento, podendo resultar em encaminhamentos voltados à resolução de questões inerentes à Rede de Atenção ao Paciente com Câncer no Estado da Bahia.

Entre os temas abordados estão: Judicialização em oncologia, Avanços e desafios da Rede de Atenção ao Câncer na Bahia, Ampliação de Serviços de oncohematologia, Oferta de procedimentos em radioterapia, Autorização de APAC de quimioterapia e radioterapia. Participam do encontro, além de profissionais da Sesab, representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público, Instituto Nacional do Câncer (INCA) e secretarias municipais de Saúde.