São Francisco do Conde recebe Caps e Academia de Saúde

05/12/2019 17:18

A população de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, passa a contar com um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e uma Academia da saúde. Os equipamentos foram inaugurados pelo governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta quinta-feira (5), com investimento em torno de R$ 2,4 milhões. Rui também entregou uma ambulância e visitou as obras da Policlínica Regional de Saúde, que será entregue no primeiro semestre do ano que vem.

Rui afirmou que o Caps é mais um equipamento para cuidar da saúde da população. Segundo o governador, é o sexto Caps entregue este ano. “Este equipamento tem a função de abrigar os profissionais e receber as pessoas que precisam de atendimento em um ambiente adequado, pessoas que estão em tratamento e precisam de apoio psiquiátrico, psicológico e também apoio a dependentes químicos”.

Rui destacou que a melhor política pública de saúde que se pode fazer é cuidar das pessoas. “Saúde se dá a partir do momento que as pessoas possam fazer procedimentos preventivos. Por isso inauguramos há uma semana a policlínica em Dias D’Ávila, teremos outra aqui também em São Francisco do Conde, para fazer atendimento em 19 especialidades, além de exames, como colonoscopia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros”.

O secretário Fábio Vilas-Boas explica que os pacientes vão poder contar com uma equipe completa para atender essas necessidades “É uma unidade de saúde destinada não ao tratamento do corpo, mas ao tratamento dos males da mente. No Caps são tratadas doenças como a ansiedade, depressão e outros transtornos que precisam do acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, caso haja necessidade de medicação”, afirma.

Secom