Plano Estadual de Saúde 2020 – 2023 é aprovado por conselheiros estaduais de Saúde

06/12/2019 13:59

Instrumento de gestão que expressa a Política de Saúde da Bahia para o período de 2020 a 2023 e determina estratégias para fundamentar o conjunto de ações que serão desenvolvidas pelo sistema público de saúde da Bahia para o quadriênio, o Plano Estadual de Saúde – PES 2020-2023 foi apresentado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhado pela subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, e aprovado pelos conselheiros estaduais de saúde, nesta sexta-feira (06), durante a 267ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde.

Além do PES, os gestores apresentaram a Programação Anual de Saúde (PAS) 2020, que também é um instrumento de gestão, que traz previsão orçamentária, com base na Lei orçamentária anual do mesmo período.

Em sua exposição, o Secretário destacou que entre os compromissos está a ideia de fortalecer o projeto potencialização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) de forma regionalizada, ampliando a equidade de acesso, garantindo a integralidade e a segurança do paciente. Ele pontuou que o Governo do Estado está investindo em abertura de novas unidades, além da ampliação de hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Estado. “Entregaremos o Hospital da Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, a Maternidade de Camaçari. O objetivo de todo este investimento é que o paciente tenha seu problema resolvido na região que mora”.

Outros compromissos apresentados pelos gestores foram: Aperfeiçoar as ações de vigilância, proteção, promoção e prevenção em saúde nos territórios e em todos os níveis de atenção; Fortalecer a Atenção Básica de forma integrada e resolutiva; Promover a valorização do trabalho e do trabalhador no SUS-BA; Potencializar a atenção Hematológica e Hemoterápica à população da Bahia; Aprimorar a Gestão Estratégica em Saúde, ampliando os canais de comunicação com a sociedade e o exercício do controle social; Aprimorar a Gestão Estratégica em Saúde, ampliando os canais de comunicação com a sociedade e o exercício do controle social.