Pacientes em hemodiálise do Hospital Alayde Costa ganham comemoração de Natal

26/12/2019 08:56

O serviço de Hemodiálise do Subúrbio, em Salvador, é o 34º estabelecimento habilitado pelo SUS na Bahia a realizar esse tipo de procedimento. Desde a sua inauguração no Hospital Alayde Costa (HAC), em 29 de agosto, pacientes e colaboradores convivem mais entre si do que mesmo com as próprias famílias e, juntos, criam laços de amizade.

E para ampliar as relações afetivas, e já que estamos em um período propício para comemorações, o Serviço de Hemodiálise realizou momentos de confraternização entre pacientes e colaboradores, como o objetivo de descontrair o período do tratamento.

A programação no HAC foi desenvolvida pela equipe, com as turmas do matutino e vespertino, onde as comemorações natalinas proporcionaram momentos de alegria e descontração aos pacientes, que em meio às sessões de hemodiálise, participaram de bingo e sorteio de diversos brindes, além de um carinho especial dos funcionários.

O paciente, M. P. de 58 anos faz o tratamento no Centro de Hemodiálise desde a sua inauguração e garante que é muito bem assistido. “Estou satisfeito com o atendimento, além de ser um espaço agradável, percebi que os funcionários estão atentos com todos os pacientes. E hoje tivemos essa surpresa em comemoração ao Natal. Agradeço o carinho de todos, assim fica mais fácil realizar o tratamento, muitos aqui já considero como da minha família”.

A festa de Natal na hemodiálise é apenas uma das diversas ações de humanização e integração realizadas pela equipe. Durante o ano, outros eventos estão no cronograma do Centro de Hemodiálise e Hospital Alayde Costa como o objetivo de auxiliar e amenizar o tratamento dos pacientes, seja com informações, orientações e até mesmo proporcionando momentos para que possam esquecer um pouco da doença.

O Centro de Hemodiálise além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento, disponibiliza 35 máquinas, divididas em duas salas e com capacidade para atendimento de 260 pacientes por mês, sendo 50 deles em casa.

Importante destacar que o serviço no Centro de Hemodiálise está credenciado na rede SUS para atendimento gratuito, atendendo pacientes de Salvador e municípios do interior, o que traz mais conforto e segurança para doentes renais, que enfrentam um processo de hemodiálise por cerca de 3 a 4 horas por sessão.

Para serem atendidos no hospital, os pacientes precisam ser regulados, através da Central de Regulação do Estado.

Ascom Alayde Costa