Equipe do Hospital Regional Dantas Bião realiza captação de múltiplos órgãos

02/01/2020 09:49

A equipe do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, realizou essa semana, captação de múltiplos órgãos. Foram captados córneas, coração, rins e fígado do paciente P.F.C.N., de 32 anos, após a abertura de protocolo e autorização da família.

A enfermeira Monique Carmo destaca que a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) faz busca ativa diariamente nos setores, para reforçar aos profissionais que casos possíveis de doação sejam comunicados imediatamente à comissão, e se inicie o processo de avaliação e contato com a família.

“A doação só é realizada mediante autorização familiar documentada, na presença de duas testemunhas. Os dados do doador e dos familiares são mantidos em sigilo, por isso é importante que a pessoa informe em vida o desejo de se tornar um doador”, esclareceu Monique.

A enfermeira ressalta ainda que “o momento em que se perde um familiar acarreta sofrimento e dor e nosso papel, enquanto CIHDOTT, é acolher a família, esclarecer todas as dúvidas e permitir que ela escolha a doação como um ato de amor”, concluiu Monique Carmo.

O Grupamento Aéreo da PMBA, utilizando o Helicóptero Guardião 05, realizou o transporte dos órgãos de Alagoinhas para Salvador.

Ascom do Dantas Bião