Notícias /

Creasi completa 21 anos com mais de 27 mil pacientes

23/01/2020 14:46

Única entidade especializada no atendimento exclusivo à pessoa com mais de 60 anos da Bahia, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) completou ontem (22), 21 anos de atividades. Com 27 mil pacientes cadastrados, a instituição vai ampliar as ofertas em 2020, incluindo o novo serviço de avaliação neuropsicológica e a expansão das atividades desenvolvidas com os cuidadores.

“Neste ano, vamos qualificar ainda mais o atendimento dos idosos com problemas cognitivos, a exemplo da demência. Para isso, implantaremos o laboratório de avaliação neuropsicológica, bem como expandiremos o quantitativo de medicamentos utilizados para o tratamento da demência”, listou a diretora do Creasi, a médica geriatra Mônica Hupsel.

A médica também enfatizou a importância de desenvolver ações para os cuidadores. “Acreditamos que quem cuida do idoso, em especial os que possuem problemas de demência, precisa de treinamentos constantes e atualizados. Em função disso, iremos ampliar essa oferta de qualificações. Também vamos expandir o número de pesquisas realizadas pela instituição, de modo a munir o Estado com mais indicadores em saúde do idoso”, acrescentou a médica.

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o centro se destaca por ser referência para outros serviços de saúde. “Muito mais que atender pessoas, o centro tem o papel de multiplicar a competência no cuidado com os pacientes”, pontua.

Fazendo a diferença

Somente no ano passado, o Creasi realizou mais de 81 mil atendimentos, sendo, em média, sete mil por mês e 339 por dia. O idoso que vai até o Centro tem acesso à farmácia, com distribuição de medicamentos para diversas regiões do território estadual, à oferta de consultas e também de exames, como a densitometria óssea, procurada por pacientes de toda a Bahia.

Por conta de um acidente ocorrido há mais de 30 anos, o ex-ambulante Valmir de Almeida sofre com uma dor crônica nas costas e é na Farmácia do Creasi que ele pega, há mais de dois anos, a medicação que o faz andar normalmente. “Se não fosse isso aqui, eu não estava em pé. Sou muito grato ao Centro e a todos os profissionais que atendem tão bem quem precisa desse lugar”, ressaltou.

Atendimento

O atendimento no Creasi é feito mediante encaminhamento do idoso pelos postos que compõem a rede de atenção básica de saúde, mediante formulário próprio. Administrado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso fica na Avenida Antônio Carlos Magalhães, sem número, no complexo do Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto (CAS), Parque Bela Vista, em Salvador.

Notícias relacionadas