Notícias /

Aparelho de Ultrassom portátil vai reforçar atendimento de Barco Clínica da Missão Pescadores

28/01/2020 17:22

Um aparelho de ultrassom portátil vai ampliar e fortalecer o atendimento do Barco Clínica da Missão Pescadores, entidade filantrópica que atua no atendimento à saúde de comunidades carentes e isoladas da região litoral sul baiano, entre Valença e Caravelas.

O equipamento foi entregue nesta terça-feira (28) na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ao presidente da entidade, Abraão da Silva. A cessão do aparelho é fruto de emenda do ex senador Walter Pinheiro, atual titular da pasta estadual do Planejamento.

O barco clínica é equipado com dois consultórios médicos, dois gabinetes odontológicos, uma farmácia, uma sala de esterilização de materiais e já atendeu 32 mil pessoas desde 2006. O atendimento, realizado a cada quinze dias, é totalmente gratuito e 100% mantido com trabalho voluntário.

“O uso do ultrassom portátil com doppler colorido será de fundamental importância, pois vai possibilitar a identificação de doenças e ampliar a capacidade de diagnósticos, possibilitando maior rapidez no tratamento dos pacientes atendidos no Barco Clinica da Missão Pescadores”, ressaltou o presidente da entidade, Abraão da Silva.

Atualmente, cinco voluntários médicos ultrassonografistas realizam o exame no Barco com aparelhos emprestados. Em 2019 foram realizados 250 exames de ultrassom.

“Com o novo aparelho poderemos fazer ultrassons para as consultas ginecológicas e para exames de próstatas, completando o diagnóstico médico”, conclui o presidente da Missão Pescadores.