Notícias /

Servidores públicos são incentivados a atuar em projetos de voluntariado

05/02/2020 12:06

Com o objetivo de coordenar e fomentar a prática do voluntariado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração, está viabilizando o cadastro de servidores públicos que desejam atuar no programa “Bahia. Estado Voluntário”. O programa tem como unidade gestora a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e visa articular os órgãos e entidades da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, instituições privadas sem fins lucrativos e pessoas físicas para a prática do voluntariado. Para participar do programa, o candidato deve preencher um cadastro disponível no endereço eletrônico www.estadovoluntario.ba.gov.br, indicando os dias e horários disponíveis para o trabalho voluntário, bem como os eixos de atuação que tem interesse em participar.

Representada no Comitê Gestor do Programa “Bahia. Estado Voluntário”, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) já possui experiência na prática do voluntariado, no Hospital Geral Roberto Santos, onde acontece o projeto “Meu Coração é do Bem”, projeto que fomenta ações de cidadania, responsabilidade social e amor ao próximo, por meio de um trabalho voluntário que desenvolve atividades lúdicas e artísticas, colaborando para a humanização do ambiente hospitalar.

O serviço voluntário é uma atividade não remunerada, que não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim. No caso do programa “Bahia. Estado Voluntário”, o interessado poderá se candidatar, através da plataforma, aos projetos cadastrados pelo Governo ou pelas entidades privadas sem fins lucrativos.

O interessado também poderá receber, via e-mail, um convite para participar de projetos adequados ao seu perfil. O prazo para aceitar ou recusar o convite é de 48 horas. Caso aceite aguardará a aprovação pelo gestor do projeto. Entidades púbicas e privadas sem fins lucrativos que necessitam de trabalho voluntário também podem cadastrar seu projetos no site.

Notícias relacionadas