Oeste baiano terá sua primeira Policlínica Regional de Saúde

10/02/2020 10:27

A partir da próxima segunda-feira (10), com a inauguração da Policlínica Regional de Saúde instalada em Barreiras, moradores de 20 municípios terão acesso aos serviços deste equipamento. Com investimento total de R$25 milhões, essa será a décima sexta policlínica aberta pelo Governo do Estado. Com essa entrega, que será feita às 9h pelo governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ao todo 305 municípios baianos terão a cobertura deste tipo de unidade de saúde.

Os cerca de 550 mil moradores de Angical, Baianópolis, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley terão à disposição consultas médicas em diversas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

A policlínica, que terá 106 profissionais, também oferecerá diversos exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

A gestão da policlínica será realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípios que integram o Consórcio de Saúde do Oeste Baiano. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o conceito dos consórcios regionais tem mudado a maneira de enxergar o sistema de saúde estadual. “Estamos consolidando esse modelo vitorioso, que tem se tornado cada vez mais uma referência de sucesso em todo o Brasil. É referência porque muda o paradigma entre os municípios, diminui os atritos e cria uma nova visão do sistema de saúde, em que todos se sentem parte do processo”, disse.

Policlínicas Regionais

Quinze Policlínicas Regionais de Saúde já estão em funcionamento na Bahia. As unidades oferecem atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Simões Filho. Outras três policlínicas estão em construção nos municípios de Salvador (duas unidades) e São Francisco do Conde. Também já foram dadas ordens para licitação para construção de outras cinco policlínicas nos municípios de Itaberaba, Brumado, Eunápolis, Ribeira do Pombal e Serrinha.

Novos leitos no Hospital do Oeste

Também em Barreiras será entregue a primeira etapa da ampliação do Hospital do Oeste (HO). Foram construídos dois blocos de enfermarias com internação de adulto com 62 leitos, sendo um deles de isolamento.