Notícias /

Em parceria com o Sírio Libanês, HPEL aprimora gestão do fluxo por meio do programa ‘Lean nas Emergências’

11/02/2020 16:30

O Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, foi selecionado para participar do projeto ‘Lean nas Emergências’ do Ministério da Saúde , implementado pelo Hospital Sírio-Libanês Hospital Sírio-Libanês. O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020.

O ‘Lean nas Emergências’ tem como principal objetivo aprimorar os fluxos das urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos de todo o país, através da metodologia Lean para gestão de processos, estimulando boas práticas de gestão do fluxo, de forma a agilizar a passagem e o tempo de permanência do paciente na unidade.

De acordo com o diretor técnico do HPEL, Jean Velozo, a experiência será enriquecedora. “Vai ser um grande avanço para nós, já que permitirá o aprimoramento de todos os processos do hospital, desde a chegada do paciente até a alta”, afirmou.

GASU

Na última semana, profissionais da unidade participaram, em São Paulo, da Capacitação em Gestão Avançada em Serviço de Urgência (GASU) promovido pelo projeto ‘Lean nas Emergências’. “Depois da capacitação, uma equipe especializada virá até o hospital, semanalmente, para acompanhar de perto todo o trabalho que está sendo feito”, explicou Velozo.

Ao todo, a parceria terá duração de um ano. “O HPEL é um hospital localizado geograficamente em uma comunidade altamente populosa e ter a oportunidade de receber um treinamento de excelência, com ferramentas de gestão e administração da emergência, com certeza trará melhorias para a qualidade da assistência prestada e, consequentemente, à comunidade assistida”, acredita a gerente de enfermagem do hospital, Luciana Porto.

Notícias relacionadas