Notícias /

Hospital Clériston Andrade forma mais onze médicos especialistas

12/02/2020 15:07

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), hospital da rede pública do Governo do Estado, realizou mais uma cerimônia de Formação da Turma do Programa de Residência Médica. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (11), às 19 horas, no auditório da unidade, e formou 11 especialistas em duas áreas (Clínica Médica e Cirurgia-geral). A iniciativa foi da Coordenação de Residência Médica (Coreme), que pelo quinto ano consecutivo realiza a solenidade, com o intuito de homenagear os médicos residentes.

O diretor-médico da instituição, Paulo Rabelo, falou da relevância destes profissionais para o HGCA. “Sem dúvida, o Clériston Andrade é o melhor hospital escola de Feira de Santana e região. Pois aqui, o fluxo de atendimento e a diversidade de casos clínicos é superior do que em qualquer outra unidade hospitalar do interior da Bahia. Somos “Padrão Ouro” em especialização médica e esses onze médicos que estão concluindo sua especialização hoje, com toda certeza estão aptos para atuar nas suas respectivas áreas com excelência, pois foram preparados por médicos de elevada qualificação ética e profissional”, afirmou.

O Clériston Andrade vem se destacando na formação de profissionais da área da saúde que atuam em diferentes especialidades e desde a sua implantação já formou aproximadamente 371 residentes, sendo que a maioria da mão de obra formada acaba sendo absorvida pelo próprio hospital ou atuando na Bahia em outras unidades.

O evento contou com a presença de Antônio César de Oliveira (Supervisor do Programa de Clínica Médica do HGCA), de Thereza Cristina Valois Montarroyos (Supervisora do Programa de Cirurgia-geral), Reinaldo Antunes (preceptor de cirurgia-geral), médicos, preceptores, familiares e amigos dos concluintes.

Os médicos que concluíram a residência em Clínica Médica foram:

Daniela Mascarenhas Matos
Kátia da Conceição da Silva
Débora Cerqueira das Neves de Brito

Concluintes Cirurgia-geral:

Isabela Freitas de Oliveira
Cirurgia Geral Bonifácio Camandaroba Neto
Daniel de Castro Araujo Cunha
Dilene de Oliveira Santos
Laís Castro Nascimento Valverde
João Paulo Rodrigues Silva Santana
Lucas Ferreira de Souza
Ewerson Amaral Magalhães

Residência Médica

A formação no Hospital Geral Clériston Andrade teve início em 1991, com as residências em Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia-geral, Ginecologia e Obstetrícia. Passaram-se 29 anos e atualmente o hospital dispõe de 18 vagas de residência em duas áreas da medicina por ano, clínica médica e cirurgia-geral. Outros dois programas foram aprovados pela Comissão Nacional de Residência Médica e estão em fase de implantação (Medicina Intensiva e Ortopedia). Desta forma o hospital contará com mais 6 vagas.

Fonte: ASCOM/HGCA

Notícias relacionadas